Malba Tahan foi um professor de matemática, escritor e contador de histórias, que elaborava enigmas para começar suas aulas e iniciar suas explicações. Nascido no Rio de Janeiro em 6 de maio de 1985, seu verdadeiro nome era Júlio César de Mello.
Sua publicação mais famosa é: "O Homem que calculava", que conta as aventuras de Beremiz, um árabe que gostava de resolver os problemas da vida com soluções matemáticas. Publicada em vários países, Malba Tahan nunca passou por perto do Oriente Médio. Em toda sua vida saiu do Brasil apenas para Argentina e Portugal.
Seu nome ficou tão identificado com os números que a data do seu aniversário (6 de maio) tornou-se o Dia Nacional da Matemática.
A obra "O Homem que calculava" é dividida em vários capítulos como se fosse um diário. Cada capítulo corresponde a um dia de aventura de Beremiz, que resolve problemas reais e que parecem impossíveis, como por exemplo: dividir 35 camelos por três irmãos.
Através dos contos, histórias e fábulas, Malba Tahan ensina uma matemática fácil de ser compreendida, simples, divertida e fascinante. Capaz de prender a atenção de adultos e crianças devido a maneira óbvia mas que passa imperceptível por muitos.
Texto adaptado das Revistas Nova Escola e Ciência Hoje das Crianças.
Livro consultado: "O Homem que Calculava" - Malba Tahan
Nenhum comentário:
Postar um comentário