domingo, 4 de novembro de 2012

Barry Wadsworth


   Em seu livro Jean Piaget para o Professor da Pré-escola e do 1º Grau, o autor Barry Wadsworth aborda as teorias piagetianas e suas aplicações na prática educacional.
   A principal mensagem da teoria de Piaget aos educadores e pais é a de que as crianças adquirem conhecimento e desenvolvem o raciocínio através de atividades que são úteis para elas e que estejam presentes no cotidiano.

Ouço e esqueço
Vejo e me lembro
   Faço e compreendo. 
                       Provérbio Chinês

   O ensino tradicional de matemática é inadequado, pois o método utilizado faz com que a criança aprenda através de representações e não a partir de fontes de conhecimento, limitando os conceitos que a criança adquire.
   O fracasso dos alunos em desenvolver compreensão matemática não está relacionado com falta de inteligência ou de habilidade e sim ao tipo de ensino ao qual as crianças são submetidas na escola.
   Mesmo nas séries iniciais, o ensino de matemática se faz por representações simbólicas, orais e escritas, dos conceitos e procedimentos para a resolução de problemas. Não se baseiam em métodos ativos, que permitem que o aluno desenvolva o raciocínio. As aulas focalizam a manipulação de números abstratos e estes tem significado vazio para a criança.
   Antes da criança lidar com números, ela precisa compreender o que eles significam, pois se não, contar se torna uma sequência verbal memorizada como uma canção. Mesmo em operações de adição, por exemplo, é notável a dependência da sequência verbal  memorizada, o que indica a falta de compreensão dos números.
   Segundo Piaget, o conhecimento lógico-matemático é abstraído pela criança a partir de suas ações sobre os objetos, ou seja, a compreensão é construída através de experiências. Qualquer compreensão que surgir sem experiência ativa é incompleta e não reflete o verdadeiro conhecimento.
   É importante que o professor esteja atento a isso e ofereça à criança a oportunidade de manusear e lidar com objetos e situações reais. Algumas ferramentas podem auxiliar como o ábaco, o material dourado, tampinhas de garrafa, palitos de sorvete, cédulas de dinheiro de brinquedo e até mesmo embalagens vazias de produtos do dia-a-dia.
   Com a diversificação de materiais e de situações, as crianças tem a oportunidade de construirem o pensamento concreto e saem da condição tradicional de lousa, caderno e lápis.
  


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