domingo, 4 de novembro de 2012

A Importância do Cálculo mental


A propriedade ao cálculo mental tem como fundamento estudos que afirmam que seus procedimentos se apoiam nas propriedades do sistema de numeração decimal e nas propriedades das operações e colocam em ação diferentes tipos de escrita numérica, como diferentes relações entre os números. As estratégias do cálculo são elaboradas a partir de resultados memorizados e dependem das concepções acerca do número.
            Os estudos apontam que o cálculo mental permite ao aluno se familiarizar com os números, podendo assim explorar diferentes caminhos de resolução de problemas, e que muitas vezes ocaluno realiza o cálculo mental devido suas experiências, mas não cosegue resolver algoritimos. E que o cálculo mental não é fazer conta depressa e sim, fazer conta de cabeça e com isso ele aprende estimativas, pecebe propriedades associativas e de decomposição.
            O cálculo mental  permite ao aluno, desenvolver seu próprio procedimento de cálculo sem se limitar a um processo único, assim o tornando mais autônomo, possuindo liberdade em escolher caminhos para obter  soluções aos problemas propostos, além de estimular o raciocínio. A utilização ou a escolha de um procedimento ocorre em função das possibilidades de memorização, das habilidades e dos conhecimentos que o aluno possui.
            Podemos  assim dizer que o cálculo mental  parece ser um campo privilegiado para testar as concepções numéricas dos alunos e sua disponibilidade, outra ideia é de considerar os espaços de trabalho intensivo, fazendo com que os alunos trabalhem rápido, buscando novas técnicas, comparando e fazendo escolhas entre elas.
            O desencadeamento da sessão de cálculo mental favorece a aprendizagem tanto do ponto de vista individual como do ponto de vista coletivo. Essa prática desenvolve habilidade como atenção, memória e concentração.


           Alguns exemplos:
                   Adição           
                  8 + 9 = 8 + 8 + 1 = 16 + 1 = 17
                    Estratégia - Formar pares de parcelas iguais.

                    38 + 6 = 38 + (2 + 4) = (38 + 2) + 4 = 40 + 4 = 44
                    Estratégia - Formar dezenas.


                    Subtração
                    53 – 35 = 53 +2 - 35 - 2 = 55 - 35 -2= 20-2=18
                    Estratégia – Compensar para igualar as unidades no aditivo e no subtractivo.

                    46 - 23 = 46 – 20 - 3 =(46-20)-3= 26-3= 23
                    Estratégia – Subtrair por partes.


         Multiplicação     

         60 X 700 =(6X10) X(7X100)= (6X7)X(10X100)=42X1000=42 000

         Estratégia – Produto de múltiplos de 10.


          8 X 99 = 8 x (100 – 1) = 800 – 8 = 79
          Estratégia – Contar para trás, aplicação da p. distributiva.


           Divisão

           96 : 2 =(100-4) : 2=  100: 2 – 4 : 2= 50 – 2 = 48

           Estratégia – Procurar o múltiplo de 10 mais próximo. 

           
          129 : 3 =(120 +9) : 3 = 120: 3 + 9:3= 40 + 3 = 43

          Estratégia – Decompor o dividendo.

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