quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Ensino de Matemática

   Processo inicial da construção do conceito de número


   Os números são significativos no dia-a-dia das crianças mesmo sem que elas consigam entender o conceito de quantidade. Muitas vezes, antes de ingressarem na Educação Infantil, já conseguem memorizar as palavras: um, dois, três... e as utilizam em brincadeiras e canções. Esse fato é importante, pois estimula e favorece a vontade de aprender.
   O professor deve considerar o conhecimento que a criança possui, para que baseado nele desenvolva sua prática pedagógica.
   Propôr inicialmente que os alunos brinquem livremente com objetos e materiais de vários tipos, favorece a construção interna de conceito de número e quantidade, sendo uma experiência significativa no processo de aprendizagem. 
   Atividades prazerosas e diversificadas despertam o interesse da criança e desenvolvem mais possibilidades de construção do conhecimento em geral.
   Como exemplo de materiais para serem utilizados em sala de aula e que estimulam o raciocínio lógico matemático, podemos citar jogos de encaixe, blocos de plástico, quebra-cabeça, papéis de tipos variados, sementes, palitos de sorvete, entre outros. Através deles, o professor pode orientar os alunos para que classifiquem e agrupem os materiais de acordo com a cor, forma ou tamanho.
   Uma proposta de trabalho assim para a Educação Infantil encoraja a exploração de uma grande variedade de ideias matemáticas, não apenas de numerais, mas também relativas à geometria, às medidas e às noções de estatística, desenvolvendo diferentes formas de perceber a realidade.
    É importante considerar que os alunos aprendem cada um em seu tempo e a escola deve acompanhar o ritmo de cada um e assim planejar e adaptar suas ações sempre que necessárias.


 
  
  
 
  
   
  

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